"Se as coisas são inatingíveis ... ora! Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos, se não fora a presença distante das estrelas!" (Mário Quintana)
RSS

DESPERTANDO O GOSTO PELA LEITURA

Aproveitamos a oportunidade :

No primeiro semestre observamos uma bucha verde, até que enfim, consegui uma bucha madura. A bucha madura os alunos já conheciam. Lembraram de um bom banho.



Contando histórias esperamos aumentar ainda mais o gosto pela leitura.

Iniciamos com a fábula A LEBRE E A TARTARUGA
Aqui usamos o notbook (da escola) para mostrarmos a figura de uma lebre e de coelho para observamos as diferenças entre os dois animais.

Assistimos o vídeo com a fábula.

Trabalhamos entre muitas coisas, recorte dos personagens para confecção do fantoche de vara. A atividade de casa foi recontar a fábula para os familiares usando o fantoche.
Lembrancinha feita por mim para presentear os alunos no final da aula.
Sempre procuramos reaproveitar materiais na confecção de nossas lembrancinhas. Aqui, usamos o fundo da garrafa Pet.


O que o aluno poderá também aprender com esta aula: pensar, de maneira crítica, sobre as condutas morais que orientam nossas ações cotidianas. Refletir sobre o respeito às diferenças na convivência com os outros. Aprender a perceber e respeitar o próprio ritmo, ao mesmo tempo em que descobre a diferença no ritmo das outras pessoas.

HISTÓRIA: BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES.

Esta história é a preferida das crianças.

,Usei a TV educativa para contar a história.
(esta TV tem mais de 15 anos. É difícil acreditar que tenha sobrevivido a tanto. Ela é dos bons tempos onde eu tinha a companhia das minhas colegas Oraci e Zezé. Tenho saudades )


Confrontamos a história contada na TV com a história do livro.
Algumas atividades realizadas: escrita do nome da história, escrita do nome dos anões (complementação de palavras), ordenamos palavras para formar frases, ordenamso alguns fatos da história, ligamos os personagens a sua fala.

Como lembrança da história, cada aluno ganhou uma maçã do amor um pouco diferente. Usei chocolate. Estas maçãs tiveram contribuição da nossa diretora Marilene.




História: OS TRÊS PORQUINHOS.


Objetivos:
- estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação
-promover o hábito de leitura
-trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais - tamanho, forma, existência de diferentes materiais
-estimular a linguagem oral
-desenvolver o pensamento reflexivo
(estarão também subjacentes as noções de amizade, solidariedade, espírito de inter-ajuda e partilha)


Usamos o vídeo como recurso para a contação da história. Depois comparamos com 4 livros que contavam a mesma história de maneiras diferentes.

Recorte dos personagens para confecção do fantoche de vara. As crianças amam esta atividade.


Fizemos várias atividades como: palavras cruzadas, complementação de figura (lobo), jogo dos 7 erros (cena com os porquinhos), caça palavras, labirinto, escrita do nome dos porquinhos, ordenação de alguns fatos da história.

Músicas:

Eu sou o lobo mau, lobo mau, lobo mau
Eu pego os porquinhos para fazer mingau
Hoje estou contente ...


Quem tem medo do lobo mau
lobo mau, lobo mau...

(quem se lembra? Eu volto aos meus tempos de criança)



1 comentários:

Alzimere disse...

Seu blog está cada vez mais lindoooooo, assim como o seu trabalho com as crianças. As fotos são maravilhosas. Bjs.
Alzimere.

Postar um comentário